quarta-feira, 7 de julho de 2010

Preço do boi gordo deve se manter em alta nos próximos meses

Concorrência com carne de frango pode impedir um aumento maior

Os preços do boi gordo devem ser manter em alta nos próximos meses, segundo afirmam analistas de mercado. Mas eles alertam que a concorrência com a carne de frango pode impedir um aumento maior no valor da arroba.
Nas principais praças do país, o boi gordo está cotado em torno R$ 80,00 por arroba há pelo menos quatro meses. Segundo especialistas, o cenário de alta é resultado de ciclos que vem ocorrendo desde o final de 2007. Há três anos, o boi gordo estava valorizado. A trajetória se manteve em 2008 e o pecuarista investiu no rebanho. Com mais oferta, em 2009 a arroba teve queda nos preços. Aí o produtor voltou a ter prejuízo e diminuiu o rebanho. Por isso, desde março deste ano, as cotações voltaram a subir.
Em São Paulo, a arroba está custando cerca de R$ 82,00, 5% a mais do que no mesmo período de 2009. Os pecuaristas afirmam que com a alta no mercado do boi gordo o setor está se recuperando. A Associação Nacional de Produtores de Bovinos de Corte (ANPBC) alerta que o preço em alta não significa mais dinheiro no bolso do produtor.
– Não é porque o preço está em alta que a remuneração para o produtor, em rentabilidade, está melhor. Não está. É preciso que continuar sendo rigoroso nos custos e buscando uma melhor produtividade, aumentando o número de cabeças por área, fazendo uma negociação com o frigorífico que influencie em sua escala e melhorando cada vez mais a relação de troca com o frigorífico – explica o presidente da entidade, José Antônio Fontes.

FONTE: CANAL RURAL

Nenhum comentário: