quinta-feira, 8 de julho de 2010

Produtores gaúchos que tiveram animais abatidos por doenças serão indenizados

Fundesa define critério para pagamento de recursos conforme cadeia produtiva do gado
O conselho deliberativo do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa/RS) definiu os critérios de indenização dos produtores que tiveram animais abatidos por apresentarem brucelose e tuberculose em Arroio do Meio, no norte daquele Estado. A decisão foi anunciada nessa quarta, dia 7, em reunião na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
A Fundesa paga indenizações com valores diferentes, dependendo da cadeia produtiva que integrava os animais, sendo que os pagos pelo gado leiteiro são ligeiramente superiores aos pagos aos animais de corte. Segundo o coordenador do conselho técnico operacional da pecuária de corte do Fundesa, Fernando Adauto, o órgão teve dificuldade em definir qual animal pertencia a cada cadeia, já que na região existem tanto animais de corte como de leite, sendo que muitos desses são mistos.
De acordo com Adauto, foram analisados os resultados do projeto piloto de sanidade animal realizado naquela região. O índice de doenças apresentado pelos animais é baixo.
– A bruceleose está praticamente erradicada, já que os casos são muito pontuais. Os poucos casos de tuberculose que foram achados, ficaram em níveis muito inferiores aos que esperávamos e se situam muito mais na pecuária de leite de subsistência do que comercial, o que é muito satisfatório – comentou Adauto.

FONTE: FARSUL

Nenhum comentário: