segunda-feira, 19 de julho de 2010

Brasil vai indicar fazendas aptas a exportar carne bovina para UE

Governo pretende ampliar as atuais duas mil propriedades habilitadas
O governo brasileiro vai poder indicar e selecionar as fazendas aptas a exportar carne bovina à União Europeia. A informação é do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que garante que a negociação foi feita durante visita à Bruxelas, na Bélgica. Atualmente, a escolha é feita por membros do bloco europeu.
Apesar de a União Europeia ter admitido que não deve alterar as regras para importação da carne brasileira, o ministro garante a mudança.
– Os técnicos da UE terão direito de inspecionar, a qualquer momento, as fazendas indicadas – explica ele.
O Brasil tem hoje duas mil propriedades habilitadas a vender carne para o bloco. Número que o governo brasileiro pretende ampliar o mais rápido possível. Segundo o ministro da Agricultura, os critérios do novo acordo, que deve entrar em vigor a partir do ano que vem, vão ser definidos nos próximos meses.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) avalia a possibilidade como um avanço nas negociações com a Europa.
– A carne brasileira é uma das melhores carnes do mundo, melhor qualidade, padrão internacional, preço muito competitivo. Na verdade, o que nós queremos é que o consumidor europeu e americano ganhe com a compra da carne brasileira – diz o presidente da entidade, Alessandro Teixeira.
O Brasil exportou para a União Européia US$ 148 milhões em carne bovina no primeiro semestre deste ano. Um crescimento de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

FONTE: CANAL RURAL

Nenhum comentário: