segunda-feira, 19 de julho de 2010

Especialista fala sobre a previsão do tempo para esta semana

Uma frente fria estará deixando o RS hoje e deverá atingir SC e o PR a partir de amanhã
Conforme previsão dos profissionais do Agrotempo no início da última semana, uma extrema onda de frio, provocada por uma forte massa de ar polar, superou marcas históricas em alguns estados brasileiros. “Se não foram quebrados recordes de temperaturas baixas, pode-se dizer com toda a certeza que o histórico dessa forte massa de ar polar foi a sua extensão”, afirma o especialista Homero Haymussi.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o frio alcançou a linha do Equador na Amazônia. Em conseqüência disso, as temperaturas máximas observadas também ficaram muito baixas, principalmente na região Norte.
Conforme o especialista, a previsão para esta semana é de grande instabilidade do tempo, principalmente nos estados da região Sul. Uma frente fria estará deixando o Rio Grande do Sul hoje e atingindo Santa Catarina e o Paraná amanhã. No decorrer da semana, deverá chagar aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Sul do Mato Grosso.
De acordo com Haymussi, essa situação de instabilidade deve-se a apresentação de valores de temperaturas mais elevados durante a última semana nos estados do Sul. A exceção é Rio Grande do Sul, principalmente no período da tarde. Entretanto, frisa ele, o frio deverá continuar, não com o rigor da última semana, mas durante as madrugadas, principalmente no extremo Sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas deverão ficar abaixo de zero grau ou próximas dele. Em locais de altitude dos estados do Sul, as temperaturas também deverão permanecer baixas durante as madrugadas.
“Vale ressaltar o grau de confiabilidade no atual estágio da meteorologia brasileira”, observa Haymussi.

Acompanhe a previsão do tempo para todo Brasil no Agrotempo, do Portal Agrolink.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: