sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ciclone traz chuva forte ao Rio Grande do Sul neste final de semana

Nova massa de ar polar chega ao Estado na segunda, causando queda acentuada nas temperaturas

SÁBADO, DIA 23

Região Sul
A frente fria se afasta do Sul, mas um novo ciclone volta a provocar chuvas fortes no Rio Grande do Sul. Com acumulados de chuva chegando a 35 milímetros no Sul do Estado. Em Santa Catarina, chove fraco no Litoral e um pouco mais forte no Sul, com acumulado de 25 milímetros. No Paraná, chove fraco no litoral, e o sol predomina nas demais regiões. Os ventos se intensificam no final do dia no Rio Grande do Sul, com rajadas chegando a 70 quilômetros por hora. As temperaturas permanecem baixas no Rio Grande do Sul, no Sul e no Leste de Santa Catarina. Na metade Oeste do Paraná e no Oeste Catarinense, as temperaturas ficam mais elevadas devido a ventos do Norte.

Região Sudeste
Ainda chove fraco na costa do Estado de São Paulo, especialmente pela manhã. A temperatura máxima permanece baixa, não passando dos 20°C em algumas cidades do Vale do Paraíba. Na maior parte do Sudeste, no entanto, o sol e o calor predominam mais uma vez, com máxima em torno dos 30°C entre o Noroeste de São Paulo e o Oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
No sábado, a frente fria se afasta do Centro-Oeste, e finalmente o sol e o calor retornam ao Mato Grosso do Sul. A máxima passa dos 35°C no Noroeste de Mato Grosso.

Região Nordeste
As áreas de instabilidade voltam a ganhar força, e as chuvas mais intensas atingem a costa do Rio Grande do Norte. O acumulado varia entre 20 milímetros e 60 milímetros na Ponta do Calcanhar. A temperatura máxima volta a cair em boa parte do interior da Bahia e permanece baixa entre Pernambuco e Alagoas.

Região Norte
As chuvas permanecem sobre Roraima, Amapá e no Norte do Pará e do Amazonas. Chove forte no litoral do Amapá e no Norte de Roraima. Entre o Tocantins e Acre, o tempo permanece seco e ensolarado.

Confira a previsão para os próximos dias

Região Sul
Segunda a frente fria perde força, e chuvas de pouca intensidade ocorrem na divisa Leste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. No Rio Grande do Sul, o tempo começa a abrir, e o sol volta a aparecer ao longo do dia. A entrada de uma nova massa de ar polar deixa as temperaturas bem baixas, com mínimas em torno de 3°C no Sul e Oeste gaúcho. Em Santa Catarina e no Sul do Paraná, as temperaturas caem bastante, com máximas não passando de 14°C no Sul paranaense. Na terça o tempo fica firme em praticamente em toda a região Sul. Chove fraco apenas no litoral Norte de Santa Catarina e litoral paranaense. As temperaturas seguem bem baixas em praticamente toda a região, exceto no Noroeste do Paraná. Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, chove de forma mais fraca e irregular em toda o Sul. As temperaturas ficam mais baixas no Sul do Rio Grande do Sul e mais elevadas no Norte do Paraná.

Região Sudeste
Domingo com tempo seco e com sol entre nuvens em todo o Sudeste. A temperatura, no entanto, será mais agradável em toda a região, com máxima entre 20°C e 25°C. Na segunda, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva isolada e com baixo acumulado ao longo da costa do Espírito Santo. Entre os dias 27 de julho e 31 de julho, destaca-se a chuva de mais de 30 milímetros prevista para o Centro e Norte do Espírito Santo e Nordeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
No domingo, a aproximação de uma nova frente fria volta a provocar aumento da nebulosidade e diminuição do calor no Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Na maior parte do Centro-Oeste, o sol e o calor predominam. Na segunda, o tempo permanece nublado e com temperatura máxima que não passa dos 20°C em partes do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 27 de julho e 31 de julho, não há previsão de chuvas em nenhuma cidade do Centro-Oeste.

Região Nordeste
No domingo e na segunda, chuvas fortes atingem a costa do Rio Grande do Norte. Entre 27 de julho e 31 de julho, as chuvas fortes destacam-se também no extremo Sul da Bahia, com acumulado que varia entre 30 milímetros e 50 milímetros.

Região Norte
Não há previsão de chuvas fortes no domingo, mas as precipitações atingem o Centro, Oeste e Norte do Amazonas, Roraima, Amapá, além do Norte do Pará. Na segunda, o destaque fica por conta da volta das chuvas fortes ao Estado de Roraima e ao Noroeste do Estado de Amazonas. Entre 27 de julho e 31 de julho, as chuvas concentram-se sobre o Norte da região.

Nenhum comentário: