sexta-feira, 23 de julho de 2010

Preço do boi no Brasil e na Austrália

Brasil e Austrália são grandes produtores e exportadores de carne bovina. A Austrália leva vantagem em relação ao Brasil, principalmente em relação ao acesso a mercados, pois tem seu território totalmente livre de febre aftosa sem vacinação. Enquanto o Brasil tem parte de seu território livre com vacinação, situação não aceita pelos compradores mais exigentes.

A comparação entre os preços do boi gordo nestes dois mercados serve de indicativo para a competitividade das carnes no mercado internacional. Apesar do preço do boi gordo não refletir diretamente na variação no preço da carne, esta comparação serve como um indicativo. Quanto mais alto o preço do boi, maior é a chance da carne ser vendida por um preço mais alto.

Comparando o preço do boi gordo nestes dois países temos que em 2008 o preço do boi do Brasil (referência São Paulo) se distanciou sobremaneira do preço do gado australiano, quando este chegou a valer quase 20% menos que o boi de São Paulo.

Foi nesta época que o boi brasileiro atingiu os maiores valores dos últimos anos, que juntamente com o dólar desvalorizado, fez os preços do gado, em dólares, atingirem os maiores valores dos últimos anos.

Mas passado este momento, os preços em dólares voltaram a cair e desde 2009 os preços da Austrália e do Brasil voltaram a trabalhar em patamares mais próximos.

Observe a figura 1.



Atualmente o boi de São Paulo vale 14,3% a mais que o boi da Austrália, valor abaixo da média que foi de 22% desde 2008.

Dentre as diversas praças brasileiras, o boi da Austrália hoje vale o mesmo que o boi de Rondônia, do Norte do Mato Grosso, Pará e Norte do Tocantins.

Os preços do boi gordo da Austrália são do Meat and Livestock Austrália (MLA) e os preços do boi do Brasil são da Scot Consultoria.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: