segunda-feira, 19 de julho de 2010

Preço do touro registra alta nos últimos meses

A procura pelos touros aumentou nos últimos meses e isso tem provocado uma alta nos preços. É o que se pode ver numa exposição de animais que aconteceu em Araçatuba, no noroeste do estado de São Paulo.
Ao todo são mil e oitocentos animais expostos: várias raças de ovelhas e bois. Um dos destaques é o gir leiteiro. Agnaldo é criador da raça que gera bons negócios na exposição.
“Essa raça aceita bem a temperatura, o clima e produz bastante leite. É um animal que para o Brasil e outros países onde faz calor excessivo é excelente”, afirma Agnaldo Pereira, criador.
Outro destaque na exposição é a venda de reprodutores que vem tendo uma valorização nos últimos três anos.
As fazendas estão se preparando pra estação de monta, a temporada de reprodução que começa em setembro. Por isso, nesta época a procura por touros aumenta. Só que neste ano ela começou mais cedo por causa da valorização dos reprodutores.
O pecuarista Alexandre Ferreira, por exemplo, trouxe animais da raça brahman. Ele esperava fazer um leilão com cento e oitenta touros, mas só restaram trinta pra vender. “Hoje, com a valorização do preço do bezerro, a pecuária de corte melhorando, então o pessoal começou a trocar os touros agora, pensando em ter uma qualidade genética melhor pra poder vender a bezerrada no futuro”, avalia o criador.
O leiloeiro Reinaldo Sanches faz as contas dessa valorização. “O valor de um touro sempre oscilou em torno de 40, 50 arrobas de boi, se você calcular hoje uma arroba em torno de 80 reais no estado de São Paulo, três e duzentos e a quatro mil reais. E hoje nós temos visto touros sendo vendidos até pelo dobro disso, então o normal hoje é se pagar em torno de 60, até 80 arrobas de boi, uma valorização de quase cem por cento. Isso em todas as raças, algumas mais outras menos, mas no geral uma demanda boa por touros e consequentemente uma valorização também”, explica Sanches.

FONTE: Globo Rural

Nenhum comentário: