segunda-feira, 19 de julho de 2010

Criadores reforçam a presença na Expointer

Algumas associações apontam leve alta no número de animais inscritos
Encerrado oficialmente na sexta-feira (16) o prazo para que as associações de criadores de raças mandassem as inscrições para a Expointer 2010 ao governo do Estado, a Secretaria da Agricultura trabalha na conferência final dos dados. A expectativa é de que o mapa de inscritos seja conhecido na próxima terça-feira.
Levantamento feito na sexta-feira por Zero Hora, quando algumas entidades ainda fechavam seus números de participantes, aponta a tendência de um leve reforço na presença de animais para neste ano. A mostra ocorrerá de 28 de agosto a 5 de setembro.
Líder em participação, a raça crioula recebeu 500 inscrições, contra as 481 de 2009. Mas, segundo Vagner Studzinski, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, será necessário realizar um ponto de corte em razão do número de baias (244). A programação promete ser intensa.
– As provas funcionais de livre acesso à Expointer também contarão com representantes da raça, como as provas jovens, paleteada, campereada e de rédeas – comenta.
Quem também apontou crescimento foi a Associação Brasileira de Hereford e Braford, que deverá ter 131 exemplares de elite – 72 braford e 59 hereford –, 11 a mais do que em 2009. O mesmo resultado também é esperado para os animais rústicos.
Bom momento da pecuária de corte anima produtores
No angus, a mais representativa raça de bovinos de corte no parque, a expectativa é de manutenção do crescimento já verificado no ano passado (292). Mesmo sem os números definitivos fechados, o presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Mello, comemora o bom momento da pecuária.
–A crise financeira está praticamente superada – afirma.
Afastados da edição de 2009, em razão da preocupação com a gripe H1N1, os produtores de suínos retornam à Expointer com 143 animais inscritos. O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado, Valdecir Folador, confia na melhor qualidade dos animais. E, para o diretor do parque Assis Brasil, Paulo Demoliner, isto é o mais importante: a intenção do evento é o foco na qualidade e não na quantidade.
Apostando na genética e na presença, a Associação de Criadores de Gado Holandês ajustou as inscrições. Neste ano, deverão ser 180 representantes, contra os 140 que participaram da mostra anterior de um total de 259 inscritos. De acordo com o presidente José Ernesto Ferreira, o circuito do leite tem colhido bons resultados.
Com a ausência dos exemplares RGB, os ovinos terão menor representatividade em Esteio. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos fechou as inscrições em 858 exemplares, contra 998 no ano passado.

FONTE: Zero Hora

Nenhum comentário: